Postura x Produtividade – Qual a relação?

O que é uma postura correta? Muito se fala sobre postura, se tem uma vaga idéia, mas pouco se sabe sobre o conceito de postura ideal.

Podemos definir postura como um conjunto de estruturas músculos esqueléticas que estão organizadas em cadeias musculares e articulares em equilíbiro, ou seja, sem compensações ou tensões.

Mas vamos pensar juntos… será que isso é possível nos dias atuais? Sinceramente acho que não, mas podemos sim conscientizarmos para chegar a manutenção de uma postura quase perfeita.

Afinal, sabe aquela frase: “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”? Acredite não há nada mais certo que isso, pois manter a espinha ereta traz muitos benefícios para o desempenho do seu corpo.

A não adoção de uma postura correta durante as atividades diárias, faz com que, com o tempo, o corpo comece a “pedir a conta” e se manifestar pelo mau uso, apresentando as indesejadas dores, cansaço, mal estar, desconforto, exaurindo toda nossa energia para atividades diárias.

Se você está se perguntando em quais momentos você se apresenta com uma postura inadequada, acho que desde o início da leitura, inconscientemente, você já se ajustou na cadeira, ou levantou o celular para uma altura mais adequada, que não exija tanto da musculatura do pescoço.

Pois bem, nós nos posicionamos inadequadamente durante todo o dia, e principalmente no ambiente de trabalho, mas acredite, nem sempre o que parece uma posição confortável é o que o seu corpo precisa. Por isso é preciso criar consciência, pois uma hora o corpo vai reclamar.

A má postura influencia diretamente na sua qualidade de vida e na de toda a sua equipe, e mantê-la alinhada durante as 8h, no mínimo, de trabalho é fundamental para o bem estar e resultados profissionais.

Blitz Postural, como funciona?

Correções no posto de trabalho e avaliações da postura estática de cada indivíduo auxiliam no processo de reeducação e melhora do desempenho. É ai que sugere-se a realização da  blitz postural que é uma atividade de avaliação e orientação realizada individualmente no posto de trabalho, verificando relação profissional x  mobiliário.

Durante a Blitz postural, o colaborador é avaliado, recebe orientações do fisioterapeuta de como adequar seu mobiliário da melhor forma e dicas práticas de como manter a postura correta.

O objetivo deste trabalho é preparar o corpo às exigências físicas do trabalho, melhorar a qualidade de vida, o conforto e prevenir o desenvolvimento de lesões que influenciam no rendimento do funcionário, tornando o corpo mais saudável.

Quais resultados da blitz postural?

Esta atividade gera excelente retorno ao colaborador e empresa, reduzindo os problemas advindos da má postura.

Apresentamos aqui no blog resultados de uma ação na Pelir Engenharia das atividades de blitz postural e ginástica laboral, no qual zeramos os índices de afastamento e absenteísmo.

Durante este trabalho orientamos os funcionários da obra sobre postura correta e o uso adequado das ferramentas de trabalho evitando sobrecarga articular e economia de energia, proporcionando melhor qualidade de vida no trabalho e evitando o surgimento de dores ao final do dia e com maior disposição. Confira aqui mais detalhes deste trabalho.

A blitz postural, não é uma avaliação ergonômica. Não é uma análise de risco do ferramental e da relação homem x equipamento. Não são sugeridas mudanças de equipamentos  e postos de trabalho.

A blitz postural tem foco no indivíduo, na postura, como o corpo dele reage ao uso dos acessórios, como prevenir lesões e até afastamentos. É preciso estar atento a esta diferença.

Benefícios do cuidado com a postura

A inclusão de atividades que analisam com uma continuidade o desempenho físico do profissional, geram benefícios para o colaborador e principalmente para empresa. Confira:

PARA OS COLABORADORES:
– Melhora a postura e previne doenças ocupacionais: se posicionar corretamente durante o uso da ferramenta de trabalho e durante as atividades diárias evitam as lesões, fadiga e dores a curto e a longo prazo. Inclusive doenças de doenças ocupacionais que são causadas pelo desequilíbrio postural e por movimentos repetitivos.

– Reduz a fadiga e o estresse: O alinhamento do indivíduo e os ajustes do corpo em relação as ferramentas de trabalho evitam as compensações musculares, gasto excessivo de energia para execução de uma tarefa e consequentemente reduz nível de estresse.

PARA AS EMPRESAS
– Reduz as ausências e afastamentos: o trabalho de acompanhamento e ajuste diminuem o risco de lesões e consequentemente o número de ausência e afastamento, pois contribui com a saúde e condicionamento físico do colaborador durante a jornada de trabalho.

– Reduz custos: O custo com ausência para consultas médicas, fisioterapêuticas e até afastamentos por lesões geram um custo enorme para a empresa. Com base no salário/hora é possível calcular o custo atual de uma empresa com situações como estas, e cuidado para não se assustar com os números. Prevenir com a implantação de serviços como a blitz postural reduz e até pode zerar estes custos.

– Aumenta a produtividade: um funcionário que não se ausenta do trabalho, não tem queixas de dores e está motivado produz mais, com mais eficiência, gerando melhores resultados para a empresa.

 Valoriza o profissional: o funcionário sente-se valorizado, cuidado e reconhecido, por receber suporte e atenção da empresa.

Existem diversas opções de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e agradável para a equipe. Busque a que melhor se encaixa para a sua empresa e sua vida.

Se precisar da nossa equipe, é só chamar. Conheça mais sobre a Bem Saúde Brasil, e agende um horário conosco!

Escrito por Vanessa Lessa – Diretora Geral;

Siga a Bem Saúde Brasil nas redes sociais (Linkedin, Instagram, Youtube, Facebook)

Para mais novidades sobre temas de saúde e qualidade de vida, promoções e materiais grátis, cadastre-se abaixo:


One thought on “Postura x Produtividade – Qual a relação?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *