Dor nas costas. Saiba 5 fatores que podem causar este problema.

Como é a sua postura durante todo o dia? Em seu trabalho você se mantém mais tempo sentado, em pé, utiliza algum tipo de ferramenta com trepidação? Ao final do dia surge dor nas costas? Saiba um pouco mais sobre esta relação neste blog.

Atividades diárias executadas com uma postura inadequada, podem causar aquela dor no final do dia e até mesmo lesões mais significativas a médio e curto prazo. Pode parecer inofensivo sentar com as pernas cruzadas, ou jogado na cadeira, ou utilizar os ajustes da ferramenta de trabalho de forma incorreta, mas a falta de cuidado durante o dia com a postura, desde a posição para dirigir até mesmo o sentar para assistir televisão, pode ser uma grande armadilha. Sentir dor não é uma coisa normal, a dor é uma resposta do corpo de que há alguma coisa errado, por isso nada de dizer: já me acostumei com esta dorzinha, pois ela pode se tornar algo muito complexo.

 

dor-costas-2

Existem 5 fatores que podem aumentar ainda mais as chances da dores aparecerem ou se tornarem crônicas. Conheça abaixo:

  1. Sedentarismo

Com qual frequência você pratica atividade física? A pratica de exercícios 3x por semana, durante 30min, já tira você da parcela sedentária da população, e com isso chegam os benefícios para a sua saúde cardio vascular e músculo esquelética. Os exercícios físicos promovem um condicionamento da musculatura, protegendo articulações e prevenindo lesões ao levantar objetos, girar rapidamente o tronco, carregar pesos em excesso.

2. Ausência de pausa

O estresse não é somente mental, ele também afeta o seu corpo. Durante o expediente de trabalho tente programar pausas de 15 minutos para caminhar, alongar a musculatura, descomprimir as vértebras e relaxar a mente. Em casa tente desconectar, fazer uma boa leitura, ouvir uma música ou até assistir uma boa comédia.

3. Má Postura

Vícios posturais podem gerar desvios na coluna que com o tempo geram dor. Estes vícios posturais se iniciam na infância, por isso fique atento a como o seu filho senta, carrega a mochila e utiliza equipamentos eletrônicos para não gerar uma lesão. Atenção também a sua postura em relação ao seu instrumento de trabalho, a má utilização dos mesmos podem ser prejudiciais. Busque orientações sobre a ergonomia ideal.

4. Longo período na mesma posição

Durante o período de trabalho, fique atento, pois é possível que você fique durante longos períodos na mesma posição, seja ela em pé ou sentado. Tente sempre alternar posturas, para evitar que o corpo com a imobilidade tenha prejuízos circulatórios e musculares.

5. Dirigir e dormir de forma incorreta

A preocupação com a postura correta vai além do sentar frente a um computador, a forma de dormir e até mesmo como você dirige podem ser prejudiciais a saúde da sua coluna. Por isto fique sempre atento se posicionando sempre de forma a minimizar a sobrecarga muscular e desvios da coluna.

dirigir corretamente

@vaneplessa – Diretora, sócia fundadora da Bem Saúde Brasil

Siga a Bem Saúde Brasil nas redes sociais (Linkedin, Instagram, Youtube, Facebook)

Para mais novidades sobre temas de saúde e qualidade de vida, promoções e materiais grátis, cadastre-se abaixo:


2 thoughts on “Dor nas costas. Saiba 5 fatores que podem causar este problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *