Hérnia de Disco – Saiba quais são os principais sintomas

hernia

Hérnia de Disco é a projeção do conteúdo do disco cartilaginoso localizado entre as vértebras. A extrusão pode provocar uma compressão nas raízes nervosas correspondentes a hernia de disco ou a protrusão. As regiões mais afetadas são cervical e lombar devido a estar propensa a uma maior instabilidade e sofrerem mais sobrecarga.

Sabe uma dor que incomoda, mas você não sabe o que é? Pode ser hérnia de disco e você ainda não se deu conta. A dor geralmente é localizada nas regiões lombar e cervical da coluna e em alguns casos ela pode irradiar para os membros superiores, no caso da hérnia cervical e para os membros inferiores,( ciático) nos casos da hérnia lombar.

Os principais sintomas da hérnia de disco variam muito de indivíduo para indivíduo, a depender localização e do tamanho da extrusão.

Hérnia de disco na região lombar:

– Dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas;
– Dormência em outras partes;
– Dor ou dormência na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé e pode ainda haver fraqueza nessa mesma perna.

Hérnia de disco na região cervical:

– Dor ao mover o pescoço;
– Dor profunda próxima à escápula ou sobre ela;
– Dor que se irradia para o braço, antebraço ou dedos;

– Pode apresentar também dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.

Os sintomas podem surgir e desaparecer espontaneamente, retornando em intervalos imprevisíveis ou podem ser constantes, não desaparecendo em nenhum momento e por um período de longa duração.

Algumas medidas podem prevenir a hérnia de disco. Realizar atividades de trabalho e lazer com alinhamento postural e adequação ergonômica para levantamento de peso, assim como controle do peso corporal são uma das principais maneiras de se prevenir hérnia de disco. A Prática de exercícios físico podem prevenir, assim como reduzir as crises de dor.

Caso você tenha Hérnia de Disco, após o tratamento com fisioterapeuta o indicado é a prática de exercícios para manter os ganhos com o tratamento. Ai vem a pergunta qual tipo de atividade física posso optar?

Atividades de baixo impacto e que trabalhem o contante fortalecimento da região abdominal e musculatura das costas podem ser realizadas. Sempre acompanhado por um profissional a musculação, pilates e hidroginástica podem ser opções.

 

@vaneplessa – Diretora, sócia fundadora da Bem Saúde Brasil

Siga a Bem Saúde Brasil nas redes sociais (Linkedin, Instagram, Youtube, Facebook)

Para mais novidades sobre temas de saúde e qualidade de vida, promoções e materiais grátis, cadastre-se abaixo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *