Síndrome do Túnel do Carpo – O uso do constante do celular pode causar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O termo síndrome do túnel do carpo (STC) soa conhecido para você? Acredito que já tenha tido algum amigo, colega de trabalho ou parente que tenha apresentado sintomas desta síndrome.

Digo isso porque a prevalência da STC é estimada entre 4% e 5% da população, sobretudo entre 40 e 60 anos, sendo mais comum em mulheres.

Acredite, é muita gente! E o pior, é que estes número só crescem, devido ao ritmo de trabalho da vida moderna e uso de equipamentos como notebook, tablet e smartphone constante no nosso dia.

Estes aparelhos passaram a fazer parte da vida cotidiana do ser humano. Apesar de serem muito úteis existem consequências que podem dificultar a saúde. O Smartphone, por exemplo, tem se tornado objeto de uso contínuo e considerado uma extensão do homem.

Este aumento da frequência, assim como do tempo de uso diário e de forma repetitiva pode acarretar no surgimento ou desenvolvimento de neuropatias compressivas como a síndrome do túnel do carpo. Isso porque o esforço repetitivo pode gerar um processo inflamatório. Com isso, há um aumento aumento do tecido sinovial que reveste os tendões.

Como o canal é muito estreito, o aumento da pressão interna gera uma compressão no nervo mediano que também passa por ali. Por isso, é fundamental atenção aos excessos.

Já falamos por aqui, em outro post ,sobre a STC e outras doenças que podem ser causadas pelo uso excessivo destas ferramentas.

A síndrome do túnel do carpo foi descrita pela primeira vez por Sir James Paget, em 1854, e refere-se determinando a “[…] neuropatia compressiva periférica mais comum da extremidade do membro superior na população”, que causa sensações de dor, queimação e formigamento na região (WADSWORTH, 2002).

Ai você pergunta, são tantas coisas assim? A resposta é sim. Isso é o que pode sentir a depender do grau da STC. Mas ainda podemos acrescentar diminuição da sensibilidade, fraqueza da musculatura que impede ações simples, como segurar uma xícara, podendo evoluir para limitação de atividade e incapacidade para o trabalho

Onde está localizado o Túnel do Carpo?

túnel do carpo é situado na região do punho e formado pelos ossos do carpo e ligamentos que fecham o canal em sua parte superior.

É através deste canal que passa o nervo mediano, que inerva polegar, indicador dedo médio e face interna do anular, além de tendões dos músculos flexores dos dedos.

O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

É uma das síndrome que atinge membros superiores, causada pela compressão do nervo mediano na passagem pelo túnel do carpo.

As causas para esta síndrome são diversas, mas as mais comuns são por esforço repetitivo como digitar, costurar ou tocar instrumentos musicais, assim como por causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais (diabetes mellitus, menopausa e doenças da tireoide), medicamentosas e tumorais.

A sintomatologia decorrente da Síndrome do Túnel do Carpo está relacionada ao grau da compressão, por isso é fundamental que busque um especialista o mais cedo possível, assim que for percebido alguma dor ou perda de sensibilidade na região.

O diagnóstico precoce favorece os resultados com o tratamento, sem ser necessário procedimento cirúrgico.

Como tratar?

O tratamento é feito com anti-inflamatórios e fisioterapia. Mas caso venha a ter ou conheça alguém que tenha, é bom esclarecer que não é um tratamento rápido.

É preciso ser rápido para diagnosticar e assim os resultados serão melhores e num período de tempo menor.

Lembre-se que o melhor é prevenir. Contrate um fisioterapeuta para cuidar do seu equilíbrio muscular e funções mecânicas do corpo, evitando assim compensações, podendo evoluir para patologias como síndrome do túnel do carpo.

Se precisar da nossa equipe, é só chamar. Conheça mais sobre a Bem Saúde Brasil, e agende um horário conosco!

Escrito por Vanessa Lessa – Diretora Geral;

Siga a Bem Saúde Brasil nas redes sociais (Linkedin, Instagram, Youtube, Facebook)

Para mais novidades sobre temas de saúde e qualidade de vida, promoções e materiais grátis, cadastre-se abaixo:


One thought on “Síndrome do Túnel do Carpo – O uso do constante do celular pode causar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *