Sipat – Como organizar uma sipat?

O que é SIPAT?

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho que é uma das atividades obrigatórias, determinadas pela NR-5, para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Durante toda a semana reservada ao evento são realizadas atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, pois o principal objetivo da SIPAT é promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

Importante que toda a empresa tenha consciência que a SIPAT não é uma semana comemorativa, é sim uma semana voltada para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida do funcionário. E para o gestores é importante lembrar que não é um gasto e sim um investimento na equipe e na melhora dos resultados.

Toda empresa deve realizar SIPAT?

A legislação não determina exatamente o número mínimo de funcionários para que haja a SIPAT. A SIPAT deverá ser realizada sempre que houver instalada a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

A NR 5 diz que, deve constituir CIPA a empresa que tem “empregados” regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Quem participa da SIPAT?

A participação nessa semana envolve toda a equipe, diretoria, gerencia e demais funcionários e até familiares dos mesmos a depender da temática e atividades a serem desenvolvidas.

Pensar em temas inovadores para incentivar a participação e prender a atenção do público é fundamental, mas para isso é necessário conhecer o perfil da sua equipe.

As palestras quando realizadas de forma dinâmica com bons palestrantes são de extrema importância, mas é fundamental mesclar com atividades mais dinâmicas e lúdicas para possibilitar passar o conteúdo de forma mais leve e sutil.

Dentre as atividades sugeridas estão as palestras dinâmicas, gincanas, jogos, blitz, sorteios e outras atividades que reforce a temática e faça diferença na rotina de trabalho dos funcionários.

Como planejar a SIPAT?

O sucesso do evento depende da organização com base em algumas questões como escolha do local, data e atividades, por isso é fundamental o planejamento.

O desejo sempre é realizar um evento de sucesso, que todos gostem de participar e e seja capaz de integrar toda a equipe. Para isso é necessário não deixar escapar nenhum detalhe. Pensar sempre como se o evento estivesse acontecendo, certificando-se de que tudo está na mais perfeita harmonia.

Abaixo você vai conferir alguns pontos que separamos que não pode ficar de fora do seu check list.

No caso de organização de SIPAT não se pode esquecer de que a CIPA deve CIPA registrar em ATA todas as reuniões realizadas, e ao final do evento anexe lista de presenças das palestras e atividades ocorridas durante a semana para que se comprove a realização do evento durante a vigência da CIPA.

Itens para check list:

Determinar a data

O primeiro passo para organizar a SIPAT é analisar as possibilidades de datas dentro do calendário de atividades da empresa. O período deve ser o melhor possível para maioria dos colaboradores, já que é um evento voltado para eles.

Caso a empresa trabalhe em formato de turno, o ideal é pensar em atividades que atenda todos os horários, para que aumente o alcance das atividades.

Identificar necessidades e recursos financeiros

Como será realizado o evento? Há uma verba direcionada para a realização da SIPAT? Saber sobre quais recurso as CIPA dispõe é fundamental para a próxima etapa que é definir programação, pois com essa informação será possível saber quais atividades poderão ser contratadas ou se será necessário a busca de pessoas dentro da própria equipe que possam promover as atividades gratuitamente.

Definir a programação

Essa é principal etapa na organização da sua SIPAT, pois é aqui que você irá surpreender a sua equipe e mostrar que o seu desejo é promover uma programação realmente interessante, que atende às necessidades e às vontades da equipe.

Temas atrativos, e principalmente atividades que acontecem no próprio posto de trabalho ajudam a atrair a participação de mais gente.

Nesse momento, você deve definir, inclusive, a ordem das atividades. Uma sugestão, inicie a semana com uma atividade inovadora e no posto de trabalho, Isso irá atrair a atenção dos colaboradores e estimula a participação nas demais atividades. Por isso, saber como começar a semana também é fundamental.

Pensar em ações inovadoras

Sai da mesmice, da cópia dos demais anos, use e abuse da criatividade para despertar a atenção dos colaboradores, mostrando que seu grupo não está apenas cumprindo normas e sim buscando realizar o melhor para a equipe. Uma sugestão são os a realização dos jogos humanos que fazem toda a equipe interagir e sessões de quick massage, uma massagem rápida, para agradar sua equipe. Quem não ama massagem?

Pense também na possibilidade de apostar em palestras dinâmicas, com temáticas que a equipe possa por o aprendizado em prática e contribuir com o rendimento da equipe e clima organizacional.

O ideal, nesse aspecto, é investir em empresas especializadas que disponibilizem tais serviços, como a Bem Saúde Brasil.

Definir parceiros e fornecedores

Com base no orçamento disponível deve-se iniciar a pesquisa de fornecedores para os serviços desejados. Empresas especializadas com a Bem Saúde Brasil,pode inclusive ajudar a uma equipe na missão ajunste atividade x orçamento para viabilizar da melhor forma a maior quantidade de atividades para o período.

Divulgação

Com as atividades definidas, é hora de divulgar o evento para todos os colaboradores. Pense em formatos inovadores que desperte a curiosidade de todos. Quanto mais curiosos sobre como será este evento mais interessados ficarão. Gere expectativa entre a equipe.

Delegar tarefas

Durante o evento a CIPA precisa estar alinhada e com as atividades de responsabilidade definida para que tudo saia como planejado. Envie para a equipe contratada todas as informações referente ao serviço a ser prestado como horário, responsável na empresa pela atividade o qual deverá ser procurado e numero médio de participantes.

Para garantir um trabalho de excelência, é indicado realizar um treinamento com as pessoas que vão atuar no evento. Então, não se esqueça de anotar isso no seu checklist.

Fazer testes

Chegar o dia do evento e perceber perceber que está faltando um equipamento não é interessante para a imagem do seu evento. Por isso a sugestão é simular a realização do evento anotando todas as etapas para verificar se há algo pendente.

Visite os espaços, um da antes para verificar limpeza, iluminação e materiais, evitando imprevistos. Enfim, certifique-se de que tudo está pronto para que o evento ocorra tranquilamente.

Solicitar feedback para os convidados

Finalizado o evento é indispensável solicitar feedback dos participantes para que haja registro sobre o que deu certo ou não para as outras atividades da CIPA, e também para as demais formações.

 

Além do mais, ao solicitar esse retorno, eles perceberão que seu grupo se preocupa com o ponto de vista do colaborador, o que cria uma esfera mais agradável e fortalece os vínculos.

Agora é a sua vez! Compartilhe conosco: como você planeja a SIPAT na sua empresa? Quais os temas já foram trabalhadona sua empresa? Deixe o seu comentário, e nos ajude a enriquecer o post!

Gostou do artigo? Leia também:

Prevenção – o melhor remédio remédio para doenças ocupacionais

One thought on “Sipat – Como organizar uma sipat?”

  • Olá, pessoal!

    Muito boa explicação sobre a importância da organização de uma SIPAT. Sabemos o quão ela é essencial na prevenção de acidentes de trabalho.

    Se me permitem, gostaria só de acrescentar um ponto no check list organizado por vocês (que, diga-se de passagem, está muito bem explicado e pontuado). Dado que algumas empresas não tem espaço suficiente ou adequado para realizar a SIPAT, elas devem também se preparar para buscar um espaço para realizar este evento corporativo. Neste caso, para ajudar nesta tarefa, desenvolvemos uma plataforma que pode ajudar muito na busca pelo espaço ideal para realizar a SIPAT. Nossa plataforma se chama Agenda Open (https://www.agendaopen.com) e tem diversos espaços espalhados pelo Brasil.

    Nela, a pessoa pode encontrar um espaço ideal como auditórios ou salas para treinamentos com espaços adicionais para adicionar os serviços da Bem Saúde!

    Espero que tenhamos contribuído de forma positiva para o blog de vocês!

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *